Leer en español
Medicine Buddha

Programa de Psicoterapia Contemplativa

Ano da Atenção Plena / aprendizado misto, com aulas gravadas e ao vivo

Programa líder na integração da atenção plena, compaixão e práticas corporificadas, psicologia e ética Budistas, com neuropsicologia ocidental, psicoterapia e trabalho social.

Inscreva-se agora
Medicine Buddha

Programa de Psicoterapia Contemplativa

Ano da Atenção Plena / aprendizado misto, com aulas gravadas e ao vivo

Programa líder na integração da atenção plena, compaixão e práticas corporificadas, psicologia e ética Budistas, com neuropsicologia ocidental, psicoterapia e trabalho social.

Visão geral

O Ano da Atenção Plena proporciona uma base abrangente para a integração da psicologia contemplativa com a prática meditativa na psicodinâmica contemporânea, cognitiva-comportamental, objetual-relacional, interpessoal, terapias de sistemas familiares e campos de cuidados de saúde relacionados.

O programa deste ano pode incluir palestras de Sharon Salzberg, Jan Willis, Chris Germer, Lobsang Rapgay, Jasmine Syedullah, Paul Fulton, Ethan Nichtern, Dan Siegel, Erin Olivo, David Kezur, Bart van Melik, entre outros.

O que vou aprender com este curso?

Acreditamos que, atualmente, precisamos de um tipo de aprendizado que vai além do conhecimento e habilidades para nos libertarmos e transformarmos como indivíduos e membros da comunidade, para que possamos ajudar autenticamente a libertar e transformar os outros e o mundo que partilhamos.

Para tal, tecemos a abordagem transformacional de aprendizado, aperfeiçoado pelo Universidade Nalanda na Índia antiga, juntamente com as da psicoterapia contemporânea, processos terapêutico de grupo,  trabalho e de justiça social. Este programa nos conectará com uma ampla  comunidade de aprendizagem contemplativa que possibilitará encarnar uma forma mais consciente, compassiva e transformadora, cujos resultados certamente terão ressonância em nossa vida familiar,  em nossas ações sócio-comunitárias e em nossos lugares de trabalho.

Currículo

Ano da Atenção Plena forma profissionais em 4 módulos principais:

  • Módulo 1 concentra-se nos Fundamentos da Ciência e Prática Contemplativas.
  • Módulo 2 enfoca os Fundamentos em Neuropsicologia.
  • Módulo 3 centra-se em Aplicações Clínicas e Práticas.
  • Módulo 4 foca nas Nuances Integrativas e a Prática Profissional.

As áreas de estudo incluem:

  • Os 4 fundamentos da atenção plena, bondade amorosa, e práticas de auto-compaixão
  • Modelos tradicionais e contemporâneos para lidar com o stress e com o trauma
  • A neurociência da meditação, plasticidade, e reconsolidação da memória
  • Aplicações clínicas da atenção plena, bondade amorosa e auto-compaixão
  • Desaprendizagem de preconceitos implícitos, desenvolvendo a aceitação radical e o envolvimento pro-social
  • Prática de meditação: instrução com o fundador, co-directores do programa, e professores convidados

Depoimentos

Etienne Janiake

Simone Marques

Calendário do programa

Retiro de Abertura: 16 – 18 de Setembro de 2022

O ano começará com um retiro online diretamente com Dr Joe Loizzo  e as co-diretoras do Programa. O retiro de abertura introduzirá os princípios básicos da psicologia budista, a prática da atenção plena e a ética do compromisso social, estabelecendo as bases para uma auto-cura consciente.


Reunião quinzenal:

As reuniões quinzenais acontecem na 1ª e 3ª quartas-feiras de cada mês, iniciando em 5 de outubro até o final de maio, no horário de:

12:00 às 13:30 ET (Eastern time)

13:00 às 14:30 (horário de Brasília)*

18:00 às 19:30 (Europa Central)*


*Nosso fuso de referência é Nova Iorque, então a hora da reunião pode mudar em consequência do horário de verão.


Os alunos se reúnem para uma videoconferência ao vivo online que pode incluir uma combinação de alguns dos seguintes elementos: meditação, perguntas e respostas sobre as aulas gravadas, discussão com o grupo todo ou em grupos menores. Estas reuniões são facilitadas por Joe Loizzo e pelos co-directores do programa Mar Aige e Pilar Hurtado.

Retiro na metade do curso: Fevereiro de 2022

Haverá um retiro online ao vivo liderado por Sharon Salzberg que irá explorar a aplicação prática e a integração do caminho budista da auto-cura na psicoterapia contemporânea e outros campos de cuidados de saúde.

Ofertas extracurriculares

  • Espaço para a prática opcional, meditação guiada por colegas de curso e partilha em grupo
  • Espaço para estudo em grupo, guiado por colegas de curso já formados e grupo de discussão
  • Acompanhamento individual com professores do Instituto Nalanda

Requisitos do programa

Além da participação em reuniões ao vivo, espera-se que os estudantes mantenham uma prática diária de meditação baseada no currículo do ano de Atenção Plena, leiam os textos necessários, e assistam às gravações semanais das aulas.

Os alunos trabalharão em um projeto de conclusão de curso durante o ano, guiarão práticas de meditação, e refletirão sobre ambos.

Detalhes do programa

Datas: 16 de setembro a 24 de maio

Aulas: $2.500 por ano, incluindo 30 aulas gravadas, 15 aulas online ao vivo, 2 retiros online ao vivo, e a maioria dos materiais de leitura.
 Ajuda financeira disponível para aqueles que se qualificam. Planos de pagamento flexíveis disponíveis.
 
Prazo de inscrição: até 1º de Setembro, 2022

Corpo docente

Joe Loizzo

Dr Joe Loizzo, PhD, é um psicoterapeuta contemplativo formado em Harvard, estudioso budista e autor, com mais de quatro décadas de experiência integrando a ciência da mente indo-tibetana com as artes de cura da neuropsicologia moderna, psicoterapia e pesquisa clínica. 

Ele é fundador e diretor acadêmico do Instituto Nalanda, professor assistente de psiquiatria no Weill Cornell Medical College e clínico em consultório particular em Manhattan. Joe é autor de vários artigos de revisão acadêmica sobre neuropsiquiatria contemplativa e psicoterapia. Ele é o autor do livro Felicidade Sustentável: A Ciência da Mente do Bem-Estar, Altruísmo e Inspiração. Ele é editor executivo do Avanços na Psicoterapia Contemplativa: Acelerando a Cura e a Transformação (Advances in Contemplative Psychotherapy: Accelerating Healing and Transformation), uma coleção inovadora de artigos pioneiros do novo e altamente promissores campo da psicoterapia contemplativa.

Pilar Hurtado

Pilar Hurtado é psiquiatra e psicoterapeuta; ela tem mestrado em Comportamentos Aditivos, Saúde Mental Clínica e Transtornos Mentais Graves, Diploma de Saúde Mental em Violência Política e Catástrofes e uma pós-graduação em Psiconeuroimunologia. Pilar tem formação em Psicoterapia Narrativa e EMDR. Ela trabalhou com pessoas com transtornos aditivos privados de liberdade e no Exil Center, atendendo pessoas que sofreram diferentes tipos de violações de direitos humanos. Colaborou com a Unidade de Apoio Psicossocial dos Médicos Sem Fronteiras, apoiando os membros da equipe, e atualmente trabalha na saúde pública. É praticante de meditação vipassana e tem formação em MBCT-MSR com Fernando Torrijos, em MBCT para TOC com Fabrizio Didonna, em Psicoterapia Focada na Compaixão com Paul Gilbert e na aplicação de mindfulness na prática clínica com a Associação Espanhola de Mindfulness (AEMIND). Ela adora integrar neurociência, psiconeuroimunologia e psicoterapia em seu trabalho.

Mar Aige

Mar Aige, BFA, MA, RYT, é pintora, arte-educadora, professora de meditação e ioga, especializada em respiração terapêutica e automassagem. Ela recebeu seu BFA na Universidade de Barcelona e seu mestrado da Universidade Pompeu Fabra, e é uma professora certificada de kundalini e ioga tibetana. 

No Instituto Nalanda Mar se formou nos programas de treinamento de professores de Yoga, Mente & Espírito e CBRT, onde ensina yoga e respiração. Mar codirige o Programa de Psicoterapia Contemplativa em espanhol e português, onde também coordena traduções e ensina práticas contemplativas. Mar começou a ensinar arte para crianças há mais de 20 anos em museus e escolas. Inspirada por abordagens de educação progressiva como Reggio Emilia, Montessori e Waldorf, ela lecionou no Museu Guggenheim, The Met Cloisters, St. John the Divine e na Brooklyn Historical Society. Ela iniciou o departamento de Programas Familiares do Museu Rubin, que administrou por 5 anos. Ela atualmente mora no Brooklyn com seu marido Isaac e seu filhote Tara.

Frequently Asked Questions

Compreendo que as gravações vídeo e áudio são feitas de todas as reuniões e retiros ao vivo, e que os participantes vêem as aulas semanais gravadas em vídeo. Como são disponibilizadas aos participantes? Terei acesso a estas gravações após o final do ano? 

Os participantes vêem as palestras semanalmente online através do nosso site seguro e privado. A maioria das conferências semanais são também publicadas no site. Você terá acesso ao site antes do primeiro retiro, e este acesso continuará por mais um ano após a graduação em Maio-Junho.

O que é o Espaço de Prática? 

É uma videoconferência opcional realizada pelos estudantes para discutir a integração e aplicação da meditação na vida cotidiana. Os ex-alunos são também convidados a participar. Esta conferência foi originalmente criada por um graduado deste programa e consultor de aprendizagem. 

Existe a possibilidade de supervisão e apoio entre os companheiros? 

Existe um grupo de supervisão que se reúne uma vez por mês e fornece feedback e apoio entre os colegas para estudos de casos confidenciais com clientes, facilitado pelos co-directores do programa. 

Pode explicar um pouco sobre os projetos finais? 

São um componente vital do programa que culmina e permite aos estudantes integrar o seu trabalho de uma forma significativa - pessoal ou profissionalmente. As diretrizes para os projetos são deliberadamente abertas; os estudantes trabalham nelas durante todo o ano, e mesmo depois de terem terminado. Os projetos refletem a diversidade da formação profissional dos nossos estudantes e assumem muitas formas, desde o acadêmico ao criativo. Exemplos passados incorporaram aplicações clínicas para ansiedade e distúrbios alimentares, ou centraram-se em populações específicas, tais como jovens encarcerados. Muitos projetos integram a prática do cuidado e/ou da compaixão. Tem havido trabalhos teóricos, integração pessoal, websites que oferecem informação e ferramentas sobre meditação, gravações para pacientes e uma variedade de apresentações criativas e artísticas do material.

Há para casa? O que é um para casa típico?

Há leituras semanais - geralmente cerca de 50 páginas - atribuídas a cada semana. O para casa inclui a apresentação de um projeto final, e um relatório de estado ao longo do ano;

orientando duas meditações para uma pessoa ou pequeno grupo, e um pequeno documento de reflexão sobre a experiência de orientar a meditação.

Quantas horas devo me dedicar além das aulas? 

Isso depende de você. Geralmente, os participantes dedicam cerca de 3 horas por semana às leituras e aulas gravadas, bem como ao seu empenho diário na prática da meditação, que é determinada individualmente.

Um dos modos de aprendizagem do programa é "prática e o processo em grupo". Pode dizer-nos um pouco mais sobre isso? 

Cada semana nossa aula começa com uma prática de meditação de aproximadamente 20-25 minutos. Esta é uma parte integrante do programa que permite aos estudantes aprender as várias práticas de meditação. Como grupo, discutimos as práticas de meditação e exploramos quaisquer questões ou preocupações que surjam como uma forma de aprofundar a nossa aprendizagem e compreensão. Ocasionalmente, são organizados grupos menores para que os estudantes partilhem a sua experiência e se envolvam com o material

O programa inclui uma "prática pessoal diária de meditação". Preciso ser experiente na prática de meditação para participar?

A prática diária de meditação é a base do programa. Recomendamos que os participantes tenham uma prática básica, mas não é necessário ter muita experiência. E o programa oferece suporte para quem busca desenvolver essa prática diária.

 

A tradição de meditação que eu sigo importa? 

A diversidade das práticas de nossos alunos enriquece a todos. Nossos participantes vêm de diferentes tradições e são fortemente encorajados a manter sua prática prévia e complementá-la com as meditações do programa.

 

Qual é o procedimento de candidatura para o programa?

As admissões são processadas à medida que chegam. Por isso sugerimos aos futuros alunos que inscrevam-se com antecedência, pois as turmas costumam ficar lotadas.

 

Vejo que é um programa de três anos, tenho que cursar todos? 

Não é necessário fazer todos eles. Os certificados são concedidos anualmente. Dessa forma, os participantes podem optar por cursar um, dois ou três anos. Mas evidentemente encorajamos você a seguir o programa inteiro.

 

É melhor começar pelo ano de mindfulness (atenção plena) ou pelo de compaixão?

Os dois anos exploram práticas meditativas e filosóficas complementares. Para alguns a melhor entrada é através da compaixão, para outros da atenção plena. Começar com um ou outro ano tem suas vantagens, dependendo da experiência e exposição anterior de cada candidato às tradições meditativas. 

 

Existem diferenças entre os anos de curso além do assunto? 

Os anos diferem apenas nas práticas de meditação e no corpo docente, a estrutura das aulas segue sendo a mesma. 

 

O programa é anunciado para "psicoterapeutas, profissionais de saúde, coaches ou educadores". Parece um espectro muito amplo. Você pode dar exemplos reais dos tipos de alunos que concluíram o curso?

Parte da riqueza do programa é a ampla gama de profissões representadas (todos são orientados para a integração das práticas de cura em sua disciplina profissional). No programa já estiveram terapeutas de casal e família, psicoterapeutas em consultório particular, estudantes de pós-graduação, instrutores de ioga, médicos, acupunturistas, sacerdotes, advogados, investidores e um psiquiatra hospitalar-institucional.

 

Como são as reuniões quinzenais conduzidas pelos professores? 

Duas vezes por mês nos reunimos por videoconferência durante 90 minutos. Um desses encontros é mais voltado para a discussão do assunto das aulas e leituras, e o outro para a discussão de casos e troca de experiências sobre a prática da meditação.

 

Os retiros são presenciais? 

No momento não, pois nosso grupo está espalhado por todo o mundo.

 

Como posso candidatar-me a uma bolsa parcial? 

Depois de enviar o formulário de inscrição você pode preencher um formulário de solicitação de bolsa de estudos.