Programa de Psicoterapia Contemplativa

Programa inovador que integra atenção plena (mindfulness), compaixão e práticas de corporificação, psicologia e ética budistas com a neuropsicologia contemporânea, psicoterapia e trabalho de justiça social.

Visão geral

Um programa oferecido por uma equipe completa de especialistas neste campo que se encontra em rápida expansão. O programa visa integrara psicologia contemplativa, a prática de meditação e a ética socialmente engajada à sua prática profissional diária e à sua vida pessoal.

O corpo docente é composto pelos principais acadêmicos-praticantes budistas, acadêmicos-ativistas contemplativos, neurocientistas e pesquisadores pioneiros em atenção plena e compaixão, assim como excelentes profissionais da saúde e praticantes contemplativos.

O curso é liderado pelos drs. Joe Loizzo e Pilar Jennings, pela diretora de programas do Instituto Nalanda Geri Loizzo, e pelos diretores de programa Mar Aige, Rahshaana Green, dr. Diego Hangartner e Pilar Hurtado.

Os palestrantes convidados incluem Robert Thurman, Sharon Salzberg, Rev. Angel Kyodo Williams, Lama Rod Owens, Tara Brach, Mark Epstein, Jan Willis, Roshi Joan Halifax, Rick Hanson, Chris Germer, Jasmine Syedullah, Richard Davidson, Dr. Nida Chenagtsang, Lobsang Rapgay, Dan Siegel, Ethan Nichtern e outros.

CPP faculty

O que vou aprender?

Acreditamos que todas as pessoas hoje precisam de uma forma de aprendizagem que vá além de conhecimento e habilidades para que, de fato, possamos nos liberar e nos transformar como indivíduos e membros de uma comunidade, e para que possamos realmente ajudar a liberar e transformar os outros e o mundo que partilhamos.

Para tanto, oferecemos um método de aprendizagem transformador, baseado na Universidade de Nalanda, da antiga Índia, combinado com uma abordagem da psicoterapia contemporânea, dos processos terapêuticos em grupo e do trabalho de justiça social, além de uma comunidade de aprendizagem contemplativa, que todos precisamos para podermos estar na nossa vida pessoal e no nosso trabalho de uma forma mais consciente, compassiva e transformadora.

A quem se destina este programa?

Este programa atrai um grupo diversificado de indivíduos composto por profissionais de saúde, terapeutas, coaches, educadores, cuidadores e muitos outros interessados em integrar, em sua vida pessoal e profissional, a prática contemplativa, a neurociência e a psicoterapia contemporânea.

  • Students gather with rev. angel Kyodo williams after her Radical Dharma talk.

Grade Curricular

O Programa de Psicoterapia Contemplativa é ministrado ao longo de três anos, sendo que cada ano tem um foco distinto: atenção plena, a compaixão e as práticas de corporificação. Os estudantes, no entanto, não são obrigados a cursar os três anos e podem optar por cursar apenas atenção plena e/ou compaixão. Atualmente, o Ano da Embodiment está aberto apenas para os graduados de atenção plena e compaixão ou que obtiverem prévia autorização dos diretores.

Ano de Atenção Plena (Mindfulness)

O Ano da Atenção Plena oferece uma base abrangente para a integração da psicologia contemplativa e a prática meditativa com as terapias contemporâneas de psicodinâmica, cognitivo-comportamental, objetivo-relacional (relações objetais), interpessoal, terapias de sistemas familiares e outras áreas semelhantes de cuidado. As áreas de estudo incluem:

  • Os 4 fundamentos da atenção plena, bondade amorosa e práticas de autocompaixão
  • Modelos tradicionais e contemporâneos de estresse e trauma
  • A neurociência da meditação, neuroplasticidade e reconsolidação da memória
  • Aplicações clínicas da atenção plena, bondade amorosa e autocompaixão
  • Desaprendizagem de preconceitos implícitos, desenvolvimento da aceitação radical e engajamento pró-social
  • Prática de meditação: instrução com Sharon Salzberg

Ano da Compaixão

O Ano da Compaixão oferece uma base abrangente para integrar a psicologia social, a prática da compaixão e a abordagem transformadora da tradição Nalanda com abordagens contemporâneas relacionais, intersubjetivas e sistêmicas e terapias somáticas, polivagal e gestalt. As áreas de estudo incluem:

  • A transformação da mente para o engajamento social compassivo
  • A neuropsicologia do trauma do apego, preconceito implícito e a reatividade ao estresse social
  • A prática da compaixão em quatro partes, a prática do insight autotranscendente e a prática da transformação corporificada do eu-mundo
  • A transformação da mente inconsciente e do sistema nervoso para o engajamento social corporificado
  • A neuropsicologia do estresse e trauma social, afetos transformadores, teoria polivagal e o desenvolvimento psicossocial positivo
  • Prática de meditação: instrução com Bob Thurman

Ano da Embodiment (práticas de corporificação)

Aberto aos graduados dos Anos de Atenção Plena e Compaixão (ou com prévia autorização dos diretores), oferece um estudo aprofundado e práticas de psicologia profunda da transformação, de corporificação e de ética altruísta da tradição budista tibetana, seguindo duas linhas paralelas porém com aplicações práticas vinculadas.

A opção de Psicoterapia Corporificada integra a ciência e as práticas contemplativas corporificadas com a psicologia contemporânea do self, psicologia profunda, os sistemas familiares internos, terapias somáticas e do trauma. Por outro lado, a opção de Mudança Psicossocial Corporificada integra a ciência e práticas contemplativas corporificadas com trabalho social, educação decolonial, trabalho de justiça social, organização comunitária, trabalho sem fins lucrativos e de ajuda humanitária, justiça climática e ativismo político. As áreas de estudo incluem:

  • A transformação da mente inconsciente e do sistema nervoso central para a compaixão corporificada e o engajamento altruísta
  • A neuropsicologia dos afetos transformadores, a regulação autonômica e os estados de fluxo (flow)
  • Prática corporificada da imagética de modelos referenciais para a autotransformação e para a construção de comunidade
  • Trabalho de respiração corporificado e práticas de consciência de fluxo aberto para curar as dimensões somáticas do trauma:  traumas raciais, de gênero e outros traumas sociais internalizados.
  • Prática de meditação: instrução com o Dr. Nida Chenagtsang e com o corpo docente principal

Formato e requisitos do curso

O programa é oferecido em dois formatos:

Aulas ao vivo

Consiste em 30 aulas online ao vivo com frequência semanal, que incluem aula teórica e prática, além de discussão com convidados e membros do corpo docente principal. Os alunos recebem textos para leitura e práticas diárias de meditação. Durante o curso eles devem conduzir uma meditação em grupo e entregar um trabalho de conclusão de curso. Um certificado de conclusão é concedido àqueles que completarem todos os requisitos do curso.

Aulas híbridas

Consiste em 15 aulas online ao vivo, com frequência quinzenal, que incluem prática e discussão com os principais membros do corpo docente. Os alunos devem assistir a 30 aulas pré-gravadas de professores convidados, fazer a leitura de textos e manter uma prática diária de meditação. Durante o curso os alunos devem conduzir uma meditação em grupo e entregar um trabalho de conclusão de curso. Um certificado de conclusão é concedido àqueles que completarem todos os requisitos do curso.

Informação sobre nossos cursos

O período de inscrição para o curso de 2022–2023 está encerrado.

Sinta-se à vontade em contatar Mar Aige, codiretora do programa, caso tenha qualquer dúvida a respeito do curso de 2023–2024.


Fundador e Diretor Joe Loizzo comentando sobre o CPP

Conversa entre Sharon Salzberg e Joe Loizzo durante um retiro


Corpo Docente

Diretores e corpo docente:

Joe Loizzo, MD, PhD (diretor acadêmico); Mar Aige, BFA, MA, RYT (co-diretora, espanhol e português); Fiona Brandon, MA, MFT (Diretora, Psicoterapia Corporificada); Chantelle Brown, MSW, LMSW (co-diretora, mudança psicossocial corporificada); Rahshaana Green, MBA, PMP, RYT (diretora, aulas ao vivo e híbrida); Pilar Jennings, PhD (corpo docente); Diego Hangartner, PhD (co-diretor, aulas híbridas); Pilar Hurtado, MD (co-diretora, espanhol e português); Geri Loizzo (diretora de programa). Kristen Rae Stevens, AyP, MS ’23 (co-diretora, transformação psicossocial corporificada).

Contatos

Para perguntas sobre nossos programas em espanhol e português entre em contato com Mar Aige, co-diretora, espanhol e português.
Para saber mais sobre nossos programas em inglês, favor entrar em contato com Geri Loizzo, diretora do programa,

Meu interesse nesse programa é absoluto! Fazia muito tempo que buscava estudar o budismo com essa visão que se aplica à clínica. O ano da Compaixão foi a confirmação que encontrei o que estava buscando e as transformações internas foram muito maiores do que eu imaginava que seria. Me trouxeram um novo fôlego e muito mais clareza! É um conteúdo pra vida toda, muito profundo e muito cuidadoso. Foi incrível!

Muito muito obrigada por tudo que já foi vivido no ano da Compaixão!! Vosso trabalho é sublime!

—Fernanda de Castellano, acupunturista