O Ano da Compaixão – Português e Espanhol

Programa de Psicoterapia Contemplativa

Uma jornada transformadora em direção à sabedoria e à prática da Compaixão e sua aplicação à neuropsicologia contemporânea, à psicoterapia e à mudança psicossocial.

Inscrever-se agora

O Ano da Compaixão Português e Espanhol

Programa de Psicoterapia Contemplativa

Uma jornada transformadora em direção à sabedoria e à prática da Compaixão e sua aplicação à neuropsicologia contemporânea, à psicoterapia e à mudança psicossocial.

Visão geral

O Ano da Compaixão, parte do Programa de Psicoterapia Contemplativa do Instituto Nalanda, destila séculos de aprendizado e sabedoria da Universidade Nalanda na Índia antiga e o integra com a neurociência, a psicologia e a justiça social ocidentais para proporcionar uma prática transformadora de cura e mudança sócio-emocional. O curso apresenta palestras gravadas em vídeo de estudiosos e estudiosas e praticantes budistas de renome mundial, incluindo Seiso Paul Cooper, Diana Fosha, Pilar Jennings, Ethan Nichtern, Stephen Porges, Robert Thurman, Lama Rod Owens, David Vago, Jan Willis e Zoran Josipovic, entre outras, bem como reuniões ao vivo guiadas por Joe Loizzo, Mar Aige e Pilar Hurtado.

 

Este curso oferece uma base abrangente na psicologia da compaixão, utilizando a integração única da psicologia budista e da ciência ocidental de ponta. Se você tiver interesse em aprender como incorporar a poderosa sabedoria da compaixão em sua vida diária ou prática profissional, nós o/a encorajamos a se inscrever hoje. 

 

Sinta-se à vontade para nos contactar se tiver qualquer pergunta utilizando o email mar@nalandainstitute.org.

A quem se destina este programa?

Este programa destina-se a qualquer pessoa que procure aprofundar sua compreensão da ciência e da prática contemplativas e queira aproveitar esta compreensão para melhor apoiar os outros e também melhorar o mundo que compartilhamos. Muitas pessoas que fazem o curso são profissionais das áreas relacionadas à saúde mental, artes curativas, ensino e coaching. O curso também se destina a todas aquelas pessoas que sintam curiosidade e vontade de aprender, como estudantes, empresárias, artistas, pessoas em transição de carreira ou aposentadas, entre outras. O senso de trocas coletivas que une nossas estudantes é atravessado por um desejo sincero de aprofundar seu próprio crescimento pessoal, de modo que essa  experiência seja de grande benefício para si e para todas as pessoas com quem venham a interagir.

Curriculum

O Ano da Compaixão treina profissionais em 4 módulos principais:

  • Módulo 1 enfoca os Fundamentos da psicologia social budista
  • Módulo 2 foca em Transformar a mente através do desenvolvimento da compaixão sábia
  • Módulo 3 focaliza a Incorporação da compaixão através do despertar do espírito altruísta 
  • Módulo 4 focaliza o Aprofundamento e a expansão do campo transformacional

As áreas de estudo incluem:

  • Transformar a mente visando o engajamento social compassivo
  • A neuropsicologia do trauma por apego, a parcialidade implícita e a reatividade ao estresse social
  • A prática de compaixão em quatro etapas, a prática do insight autotranscendente, o uso de imagens para a modelagem de papéis e a prática de fluxo da respiração e do corpo para a transformação corporificada do eu e do mundo
  • Transformando a mente inconsciente e o sistema nervoso para o engajamento social corporificado
  • A neuropsicologia do estresse e trauma social, afetos transformacionais, teoria polivagal e estados de fluxo de desenvolvimento psicossocial positivo
  • Prática de meditação: instrução com Joe Loizzo, Mar Aige e Pilar Hurtado

Depoimentos

Etienne Janiake

Simone Marques

Cronograma do programa

Retiro de abertura

De 29 de setembro à 1 de outubro

O ano começará com um retiro online ao vivo com Joe Loizzo e Mar Aige. O retiro de abertura apresentará a psicologia social e a prática da compaixão da tradição Nalanda, lançando as bases para a arte e a ciência de transformar a mente para o engajamento social.


Reuniões quinzenais

1ª e 3ª quartas-feiras, 18 – 19:30h CET; 13 – 14h30 BRT; 12 – 1:30h EST

Os estudantes se reúnem quinzenalmente às quartas-feiras para uma videoconferência on-line ao vivo que pode incluir meditação, uma revisão de palestras gravadas anteriormente assistidas, discussões com todo o grupo e pequenos grupos de discussão, liderados por nosso corpo docente principal ou professores visitantes. Estas conferências são facilitadas por Joe Loizzo, Mar Aige e Pilar Hurtado.


Segundo retiro

De 9 à 11 de fevereiro

Há um retiro online ao vivo liderado por Megan Mook e Scott Tusa. O segundo retiro apresentará a psicologia profunda transformacional e a prática da compaixão corporificada da tradição Nalanda, incluindo a prática da sabedoria autotranscendente e a corporificação da compaixão incondicional.

Ofertas extracurriculares

  • Campo de prática opcional, meditação liderada por colegas e compartilhamento em grupo. Cada grupo decide a freqüência da reunião
  • Campo de processo mensal opcional, estudo e grupo de discussão liderado por colegas 
  • Consultas em horário comercial com a co-diretora do programa

Requisitos do programa

Fora das aulas, espera-se que os alunos mantenham uma prática diária de meditação, baseada no currículo do ano de Compaixão, e leiam os textos necessários.

 

Os alunos trabalham em um projeto de conclusão de curso durante todo o ano e também guiam práticas de meditação e refletem sobre sua experiência.

Detalhes do programa

Mensalidades: US$ 2.500 por ano, tudo incluído: 30 palestras gravadas,15 reuniões online ao vivo, 2 retiros online ao vivo e a maioria dos materiais de leitura necessários.

 

Dispomos de ajuda financeira para aqueles que se qualificam, assim como forma de pagamento parcelada.

 

Prazo de inscrição: 15 de setembro de 2023

Inscrição

Corpo Docente

Joe Loizzo

Dr. Joe Loizzo, PhD, é um psicoterapeuta contemplativo formado em Harvard, estudioso budista e autor, com mais de quatro décadas de experiência integrando a ciência da mente indo-tibetana com as artes de cura da neuropsicologia moderna, psicoterapia e pesquisa clínica. 

Ele é fundador e diretor acadêmico do Instituto Nalanda, professor assistente de psiquiatria no Weill Cornell Medical College e clínico em consultório particular em Manhattan. Joe é autor de vários artigos de revisão acadêmica sobre neuropsiquiatria contemplativa e psicoterapia. Ele é o autor do livro Felicidade Sustentável: A Ciência da Mente do Bem-Estar, Altruísmo e Inspiração. Ele é editor executivo do Avanços na Psicoterapia Contemplativa: Acelerando a Cura e a Transformação (Advances in Contemplative Psychotherapy: Accelerating Healing and Transformation), uma coleção inovadora de artigos pioneiros do novo e altamente promissores campo da psicoterapia contemplativa.

Pilar Hurtado

Pilar Hurtado é psiquiatra e psicoterapeuta; ela tem mestrado em Comportamentos Aditivos, Saúde Mental Clínica e Transtornos Mentais Graves, Diploma de Saúde Mental em Violência Política e Catástrofes e uma pós-graduação em Psiconeuroimunologia. Pilar tem formação em Psicoterapia Narrativa e EMDR. Ela trabalhou com pessoas com transtornos aditivos privados de liberdade e no Exil Center, atendendo pessoas que sofreram diferentes tipos de violações de direitos humanos. Colaborou com a Unidade de Apoio Psicossocial dos Médicos Sem Fronteiras, apoiando os membros da equipe, e atualmente trabalha na saúde pública. É praticante de meditação vipassana e tem formação em MBCT-MBSR com Fernando Torrijos, em MBCT para TOC com Fabrizio Didonna, em Psicoterapia Focada na Compaixão com Paul Gilbert e na aplicação de mindfulness na prática clínica com a Associação Espanhola de Mindfulness (AEMIND). Ela adora integrar neurociência, psiconeuroimunologia e psicoterapia em seu trabalho.

Mar Aige

Mar Aige, BFA, MA, RYT, é pintora, arte-educadora, professora de meditação e ioga, especializada em respiração terapêutica e automassagem. Ela recebeu seu BFA na Universidade de Barcelona e seu mestrado da Universidade Pompeu Fabra, e é uma professora certificada de kundalini e ioga tibetana. 

No Instituto Nalanda Mar se formou nos programas de treinamento de professores de Yoga, Mente & Espírito e CBRT, onde ensina yoga e respiração. Mar codirige o Programa de Psicoterapia Contemplativa em espanhol e português, onde também coordena traduções e ensina práticas contemplativas. Mar começou a ensinar arte para crianças há mais de 20 anos em museus e escolas. Inspirada por abordagens de educação progressiva como Reggio Emilia, Montessori e Waldorf, ela lecionou no Museu Guggenheim, The Met Cloisters, St. John the Divine e na Brooklyn Historical Society. Ela iniciou o departamento de Programas Familiares do Museu Rubin, que administrou por 5 anos. Ela atualmente mora no Barcelona com seu marido Isaac e seu filhote Tara.

FAQ

Entendo que as gravações de vídeo e áudio são feitas de todas as reuniões e retiros ao vivo, e que os participantes assistem semanalmente a palestras em vídeo gravadas. Como são disponibilizadas e estão incluídas na minha mensalidade? Terei acesso a essas gravações após o final do ano? 

Os participantes assistem a palestras semanais em vídeo online através de nosso site seguro e privado. A maioria das leituras recomendadas semanais também são postadas no site. Você terá acesso ao site antes do primeiro retiro, e este acesso continua por mais um ano após a formatura em maio-junho.

 

O que é o campo o campo de prática? 

O campo de prática é uma videoconferência semanal online opcional conduzida por estudantes para discutir a integração e aplicação da meditação no dia-a-dia de cada um. Os ex-alunos também são convidados a participar do campo de prática. Esta conferência foi originalmente criada por um aluno do curso e consultor de aprendizagem. 

 

Existe uma oportunidade para supervisão e apoio de colegas? 

Um grupo de supervisão que se reúne uma vez por mês fornece feedback e apoio de colegas para estudos de caso confidenciais com clientes. Este grupo é facilitado por co-diretoras do programa.

 

Como funcionam os projetos de conclusão de curso? 

Os projetos de conclusão de curso são um componente vital do programa, permitindo que os alunos integrem seus trabalhos de curso de forma significativa - pessoal ou profissional. As diretrizes para os projetos são deliberadamente abertas e os estudantes trabalham em seus projetos ao longo do ano e além dele. Os projetos refletem as diversas formações profissionais de nossos alunos e tomam muitas formas. Eles vão desde o acadêmico até o criativo. Projetos passados incorporaram aplicações clínicas como ansiedade e distúrbios alimentares ou se concentraram em grupos específicos da população, como jovens encarcerados. Muitos projetos integram a prática da atenção plena e/ou da compaixão. Temos visto trabalhos teóricos, trabalhos de integração pessoal, websites oferecendo informações e ferramentas sobre meditação, gravações para pacientes e uma variedade de apresentações criativas/artísticas do material.

 

Existe trabalho de casa? O que um trabalho de casa envolveria?

Há leituras semanais, geralmente em torno de 50 páginas, designadas a cada semana. Os trabalhos incluem a apresentação de um projeto de conclusão de curso, duas meditações guiadas (no qual você conduz uma meditação para um grupo pequeno), assim como a reflexão sobre sua experiência no curso.

Quantas horas fora da sala de aula eu deveria esperar me dedicar? 

Isso realmente depende de você! Geralmente, os participantes passam cerca de 3 horas por semana com leituras e aulas gravadas, assim como seu compromisso de prática diária de meditação, que é determinado individualmente. 

 

Outro modo de aprendizagem do programa é uma "prática pessoal diária de meditação". Preciso ser um meditador experiente para participar do curso? 

A prática diária de meditação é uma pedra angular do curso que encorajamos e apoiamos. Recomendamos que os participantes tenham uma prática básica de meditação ao entrar no curso, mas não é preciso ser muito experiente. O curso oferece apoio para aqueles que procuram desenvolver uma prática diária. 

 

Importa a tradição de meditação que eu sigo? 

Absolutamente não. A diversidade das práticas de nossos alunos nos enriquece a todos. Temos participantes provenientes de muitas tradições de meditação diferentes, e encorajamos fortemente os estudantes a manterem sua prática e tradição enquanto a complementam com as práticas de meditação do curso.

 

Qual é o processo de inscrição?

As admissões são em regime contínuo. Os futuros alunos são encorajados a se inscreverem mais cedo, à medida que a turma enche. 

 

É melhor começar com atenção plena ou compaixão? 

Os dois anos constroem práticas meditativas e filosóficas complementares; para alguns, a melhor entrada é através da compaixão, para outros, pela atenção plena. A entrada no curso é determinada individualmente, com base na experiência do candidato e na sua exposição às tradições meditativas. Há benefícios para começar em qualquer um dos anos. 

 

Como são estruturadas as reuniões bimensais dirigidas pelo corpo docente? 

Duas vezes por mês nos reunimos por videoconferência durante 90 minutos. Uma dessas reuniões é mais voltada para a discussão do material das palestras em vídeo e das tarefas de leitura, e a outra se concentra mais na prática, principalmente consulta/supervisão de casos e compartilhamento de experiências de prática de meditação. 

 

Os retiros estão 100% online? 

Sim, pois nosso grupo está espalhado pelo mundo e recebemos muitos pedidos para fazê-lo desta forma.